quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Motivação na Aprendizagem


Durante as aulas de Didática do Ensino Superior é ressaltado a importância de se estar motivado a dar aula para assim motivar os alunos.


Com a leitura dos textos "Características e atitudes dos professores que mantêm bom relacionamento com os alunos" e "O professor como figura-chave na motivação dos alunos", aprendemos que não existe o professor ideal, mas que a motivação é fator primordial para chegar perto.


E por falar em motivação, esse artigo me chamou atenção por listar algumas estratégias que os professores podem utilizar para motivar os alunos. Não se trata de uma "receita de bolo" mas é um bom começo.


Vale a pena ler!


Um bom didata, tem no seu ânimo, fonte de motivação para todos...
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam. Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:



Dar tratamento igual a todos os alunos;
Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
Ser paciente e compreensivo com o aluno;
Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
“Acolher” realmente o aluno;
Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
Ter expectativas positivas acerca do aluno;
Saber ouvir o aluno;
Não ridicularizá-lo jamais;
Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.


Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/art_motivacao.htm

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