
Freire estimula a reflexão crítica sobre a prática educativa onde é importante sempre ter em mente que o aprender e ensinar são constantes durante a vida independente de nos encontrarmos em posição de educador ou de educando.
O livro é dividido em 3 capítulos assim intitulados: Não há docência sem discência, Ensinar não é transferir conhecimento, Ensinar é uma especificidade humana. Sendo que em cada capítulo existem subdivições a respeito do que o ensinar exige, o que podemos considerar como os "MANDAMENTOS" de Paulo Freire.
Ensinar exige criticidade - Desenvolver e estimular a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil.
Ensinar exige estética e ética - Formação moral do educando.
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo - Pensar certo é fazer certo
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação - O pensar certo é dialógico e não polêmico
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática - Formação permanente do educador para melhorar
Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural - Compreensão dos sentimentos e emoções
Ensinar exige consciência do inacabamento - o aprender contínuo
Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado - exercitar a capacidade de aprender e de ensinar
Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando - Ética e liberdade de expressão aos educandos
Ensinar exige bom senso - Avaliação crítica da prática do educador e respeito aos educnados.
Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores - Amar a profissão para fazê-la bem. Não transformar a prática docente como um bico. Priorizar o empenho de formação permanente do quadro do magistério como tarefa altamente política.
Ensinar exige apreensão da realidade -O professor precisa se mover com clareza na sua prática. Assumir suas limitações.
Ensinar exige alegria e esperança - Educar com alegria. Esperança de que alunos e professores juntos podem aprender, ensinar, inquietar-se, produzir e juntos resitir aos obstáculos à alegria.
Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível - Mudar é difícil mas é possível. Inovar e renovar é necessário.
Ensinar exige curiosidade - Pedagogia democrática: Curiosidade e liberdade sujeitas a limites porém constantemente exercitadas.
Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade - A incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. A tarefa formadora da autoridade deve ser com generosidade. Autoridade coerente e democrática.
Ensinar exige comprometimento - Aproximar o que o educador diz com o que faz e o parecer ser do realmente ser. Ser ético.
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo - Vai além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos, implica tanto o esforço da reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento.
Ensinar exige liberdade e autoridade - Autonomia pautada de decisão e responsabilidade. Ser democrático. Liberdade e autoridade sujeitas a limitações.
Ensinar exige tomada consciente de decisões - A educação não é algo neutro. O educador não pode ser neutro.
Ensinar exige saber escutar - O educador que escuta aprende a difícil lição de transformar seu discurso´. A prática mais democrática. Autonomia ao educando para expressar sua realidade.
Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica - A ideologia tem sua força mas não podemos deixar de reagir de forma crítica a ela. Não aceitá-la simplesmente pois ela oculta ou distorce a verdade dos fatos.
Ensinar exige disponibilidade para o diálogo - Testemunhar a abertura aos outros, a disponibilidade curiosa à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa.
Ensinar exige querer bem aos educandos - Disponibilidade à a legria de viver. Respeito e amor a prática docente mesmo com a imoralidade dos salários. Respeito ao aluno, ao ensino e ao aprender.

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