domingo, 16 de novembro de 2008

Aula 12/11/2008 Filme: O Sorriso de Mona Lisa


Sinopse: "Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. (Fonte: Wikipédia)


Assistindo o filme sob a perspectiva pedagógica é possível fazer uma ampla análise dos aspectos didáticos bem como das tendências pedagógicas abordadas no filme.


É predominante no filme a tendência pedagógica tradicional, principalmente em relação às alunas, à concepção de educação, às famílias e à direção da escola.


A tendência pedagógica progressista é ressaltada pela professora Katharine Watson (Julia Roberts) onde nos momentos de ensino e de aprendizagem mais significativos do filme a professora ensina por meio métodos didáticos modernos em que é estimulado um pensamento crítico das alunas em relação à arte.
Uma escola extremamente tradicionalista, que forma alunas de alto nível, não só economicamente mas também as mais inteligentes do mundo, para se casarem. As alunas, meras receptoras-passivas, são conduzidas, pela escola e pela família a serem boas esposas e donas de casa. E a professora Katharine chega para quebrar esse paradigma, mesmo com muitas resistências e críticas, mostrando que além de boas donas de casa podem ter uma profissão e mostra o caminho da faculdade.

É um filme bem intrigante no sentido pedagógico ao mostrar a importância da relação professor-aluno independente da época que seja vivenciada.






Um comentário:

elizabeth disse...

Liane,

Bom vê-la elaborando o seu blog,especialmente pela qualidade de seus comentários sobre o filme objeto de análise. Aliás, obrigada pela excelente contribuição referente à motivação e sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
Vamos em frente!!
Abraços,
Profa. Beth