
Sinopse: "Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. (Fonte: Wikipédia)
Assistindo o filme sob a perspectiva pedagógica é possível fazer uma ampla análise dos aspectos didáticos bem como das tendências pedagógicas abordadas no filme.
É predominante no filme a tendência pedagógica tradicional, principalmente em relação às alunas, à concepção de educação, às famílias e à direção da escola.
A tendência pedagógica progressista é ressaltada pela professora Katharine Watson (Julia Roberts) onde nos momentos de ensino e de aprendizagem mais significativos do filme a professora ensina por meio métodos didáticos modernos em que é estimulado um pensamento crítico das alunas em relação à arte.

É um filme bem intrigante no sentido pedagógico ao mostrar a importância da relação professor-aluno independente da época que seja vivenciada.
Um comentário:
Liane,
Bom vê-la elaborando o seu blog,especialmente pela qualidade de seus comentários sobre o filme objeto de análise. Aliás, obrigada pela excelente contribuição referente à motivação e sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
Vamos em frente!!
Abraços,
Profa. Beth
Postar um comentário